Você já precisou desabafar com alguém e esta pessoa
só te citou exemplos da própria vida? Quantas vezes você queria simplesmente
falar e ser ouvido, ao invés de saber da vida da outra pessoa?! Ah, porque isso
aconteceu comigo também.... Ah, porque isso é normal... Preocupa não que é
assim mesmo... Ih, comigo foi ainda pior!!!
Como você se sente quando isso acontece?
Todos nós temos uma tendência forte de atropelar os
sentimentos das pessoas, de dar conselhos e citar exemplos para resolver a
situação. Esquecemos-nos de parar para prestar atenção e entender realmente o
que esta pessoa quer dizer e compreendê-la sem fazer deduções ou comparações.
Ouvimos com a intenção de responder e estamos sempre falando ou preparando para
falar.
Para uma efetiva comunicação é de extrema
importância “primeiro compreender para
depois ser compreendido”.
"Tentar primeiro compreender" implica uma
mudança profunda e para que isso aconteça, é preciso desenvolver a capacidade
de ouvir empaticamente, com base em um caráter que inspire verdade e
disponibilidade.
A essência da atenção empática não está em concordar
com alguém, mas sim em compreender aquela pessoa profundamente, tanto no plano
emocional quanto no intelectual. Você escuta com os ouvidos, mas ouve com os
olhos e o coração. Você ouve procurando entender o significado, o sentimento.
Preste mais atenção ao que a pessoa diz e o que ela realmente quer dizer!
À medida que você aprende a entender profundamente
as outras pessoas, vai descobrir grandes diferenças em sua percepção e começar
a dar valor ao impacto que estas diferenças provocam.
Procure primeiro compreender... depois ser
compreendido.
Saber como ser compreendido é outra grande questão e
é igualmente importante para se atingir soluções.
Procurar compreender exige consideração, procurar
ser entendido requer coragem. Quanto mais você entende as pessoas em
profundidade, mais gosta delas, mais respeito sente por elas.
Comece a praticar agora mesmo! Na próxima vez em que
for se comunicar com alguém, deixe de lado sua autobiografia e procure entender
de verdade. Mesmo quando as pessoas não querem revelar seus problemas, você
pode ser empático. Pode perceber o que se passa no coração delas, pode sentir a
mágoa e ajudar. Ouça, procurando compreender e depois poderá ser compreendido!!
Não force. Tenha respeito. Você pode ser empático o
tempo inteiro, com seu comportamento. Pode ter discernimento, sensibilidade e
consciência de que é possível viver fora de sua autobiografia, quando
necessário.
O tempo que você dedica a compreender mais
profundamente as pessoas que ama, rende dividendos imensos na hora da
comunicação sincera.
Procure primeiro compreender antes de avaliar e
receitar, antes de mostrar suas próprias ideias! Trata-se de um hábito poderoso!
Referência Bibliográfica:
Covey, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas
altamente eficazes.
Sobre a autora do texto:
Amanda Naves Ulhoa é psicóloga, graduada pela PUC Minas e Pós-graduada em Psicologia do Trabalho pela UFMG. Experiência, com vivência em todos os subsistemas da área de Recursos Humanos, adquirida em empresas de médio porte e atuação em Desenvolvimento Organizacional.
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